
domingo, 29 de março de 2009
EMPREGABILIDADE

sexta-feira, 20 de março de 2009
IDENTIFICANDO A "PRATA DA CASA".

A organização cada vez mais está se voltando para a identificação da “prata da casa”, que deveria ser motivo de orgulho e satisfação para a organização que, ás vezes, não investe nas pessoas engajadas na cultura e no empreendimento, deixando esses colaboradores desmotivados, enquanto contrata profissionais de fora do contexto empresarial para ocupar os cargos mais altos e melhor remunerados em desfavor dos seus empregados de carreira, aquele que “nasceu com a empresa” e nela injetou todo o seu esforço quando a mesma estava engatinhando, sem dar uma oportunidade sequer de crescimento, demonstrando o seu potencial produtivo e inovador.
Competências, segundo a definição de LEBOYER, são os repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou organização dominam, tornando-as destaques de outras em contextos específicos.
Esse tipo de gerenciamento baseado na competência representa uma mudança de cultura organizacional, direcionando a um maior senso de responsabilidade e autogestão dos colaboradores, a fim de melhorar o seu desempenho profissional.
Através deste gerenciamento o próprio funcionário faz sua auto-avaliação e identifica seus pontos fracos, mas também os seus pontos fortes e suas potências, transformando-se de meros objetos passíveis para agentes ativos da avaliação de seu próprio desempenho.
GRAMIGNIA (2002) faz referencia à avaliação de desempenho por competências como sendo um meio poderoso de identificação dos seus funcionários com grande potencial inexplorado, além de melhorar o desempenho da equipe de trabalho e a qualidade na relação entre funcionários e superiores, melhorando o ambiente organizacional e incentivando os colaboradores a assumir responsabilidades pela excelência nos resultados pessoais e organizacionais.
Para destacar-se a excelência do profissional é necessário estabelecer um processo sistematizado, específico, mensurável e que possa ser comparado com o desempenho dos vários colaboradores de uma instituição com o objetivo de localizar aqueles que tenham um perfil desejado para determinado cargo ou função dentro da organização.
É óbvio que em algumas ocasiões é estratégico, saudável e salutar injetar “sangue novo” para a realização de mudanças vitais que venham agregar valores novos e necessários para o acompanhamentos e adequações ao sistema produtivo, porém, é também cada vez mais comum reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no seu dia-a-dia de trabalho dando-lhes oportunidades de ampliação de seus horizontes profissionais enfrentando desafios e quebrando velhos paradigmas.
Essas mudanças forçam a empresa a rever muitas de suas estratégias organizacionais, levando a pensar nas competências necessárias ou desejáveis aos profissionais que integram seu quadro de colaboradores. Neste contexto as pessoas e seus conhecimentos e habilidades tornam-se a base principal da organização, deixando de ser tratadas como mero “recurso humano” e se transformam em “patrimônio intelectual” como seres dotados de atitudes, sentimentos, emoções e aspirações.
Tenham um excelente desempenho profissional e sucesso em todas as suas aspirações.
(a) Adm. Jésus Fernandes Leão
terça-feira, 10 de março de 2009
COMO NASCEM OS ...

Alguma vez você se pegou fazendo alguma coisa que nem tinha tanto interesse? E como que, lavando a consciência explica para si mesmo: “Ah! Todo mundo faz assim, então, deve estar certo!
Vejam como James C. Hunter descreve um paradigma no livro “O Monge e o Executivo” na página 42, quando lhe pergunta o que é um paradigma:
“Padadigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquando o mundo passa por nós.
Os paradigmas existem para serem quebrados, e podem ser classificados, não genericamente, como tabus, preconceitos, atrasos de vida, falta de atualização e treinamento, e algumas vezes levam a erros que são simplesmente explicados assim: “Sempre foi feito assim, então, não vejo porque mudar!”
Um antigo provérbio chinês diz o seguinte: “Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.”
Quem não muda ou quebra os paradigmas raramente consegue sair do lugar de onde iniciou.
Vejam como nasce um paradigma:
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro colocaram uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria (gelada mesmo) nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas, batiam sem cessar.
Passado mais algum tempo, nenhum macaco tentava subir mais a escada, apesar de ser tentadora a visão da sua fruta predileta que vislumbra com abundância tão próxima de seus olhos. Então, os mesmos cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que o pobre macaco fez foi subir a escada para colher as belíssimas bananas, sendo retirado de lá imediatamente pelos outros sob forte chuva de pancadas, surrando-o sem dó nem piedade.
Depois de algumas surras, o novo integrante assimilou a idéia do grupo e não tentou mais subir a escada, apesar de continuar lambendo o beiço cá debaixo.
Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo aconteceu, tendo o primeiro macaco substituído participado com alegria e entusiasmo do corretivo que o grupo impôs ao segundo integrante substituído, o pobre novato.
Um terceiro macaco foi trocado, e repetiu-se o fato. E assim fizeram com o quarto, e , finalmente com o quinto e último dos veteranos sendo substituído todo o grupo.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui.”
E você, o que acha disto? Já tomou algum banho frio na sua vida?
Bom trabalho sucesso em sua luta contra os velhos paradigmas.
(a) Adm. Jésus Fernandes Leão
domingo, 8 de março de 2009
PARABÉNS MULHER!

A mulher é a jóia mais preciosa que todos nós possuímos,
Seja ela mãe, esposa, irmã, filha, sobrinha, neta, ou simplesmente...
Uma grande amiga!
A todo momento podemos desfrutar da presença feminina em nosso meio.
Em casa ou na igreja, no clube ou no jardim, nas festas ou na provação...
Lá está ela, a brilhar como um grande diamante lapidado por Deus, para aparar as arestas
do mundo, do universo, das estrelas, do cosmo, das galáxias!
A mulher faz parte da vida de todo ser vivente, e jamais poderíamos deixar de lembrar,
que sem a mulher a vida é incompleta.
A mulher vem conquistando o seu espaço dia após dia, e provando para todos que ela é capaz, ela é muito mais...
Nós precisamos saber que:
1) O primeiro país a conceder o direito de voto as mulheres foi a Nova Zelândia em 1893.
2) No nosso Brasil existem 3 milhões de mulheres a mais do que homens.
3) A mulher teve o direito de voto reconhecido no Brasil a partir do ano de 1934.
4) A principal mudança na legislação provocada pela lei Maria da Penha, foi a de privar o agressor de cumprir penas alternativa.
5) O movimento feminista existente desde o século XIX ficou marcado na década de 60 em um * protesto nos EUA, quando as mulheres queimaram sutiãs.
6) As mulheres representam 8,96% da câmara federal, número pequeno ainda, mas que cresce a cada nova eleição.
7) Desde 1879, foi permitido à mulher o acesso ao ensino superior no Brasil.
8) No ano passado, o senado aprovou uma lei que aumentou para 6 meses a licença maternidade das servidores públicas federais, que antes da referida lei era de 4 meses.
9) A Imperatriz Leopoldina foi a primeira mulher a ocupar algum cargo importante no país.
10) A nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar de uma olimpíada, quando foi a grande vencedora dos jogos olímpicos realizados em Los Angeles, no ano de 1932.
Há mais de 150 anos atrás , as mulheres trabalhadoras de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra as condições sub-humanas do trabalho nos quais eram expostas, e se uniram para reivindicar melhorias de vida e igualdade de direitos. Em 1975 a ONU decretou o dia 08 de março como Dia Internacional da Mulher.
Parabéns a todas as mulheres que sempre com seu carinho e dedicação vem mostrando o seu valor em todos os seguimentos.
Um grande beijo, carinhoso e amigo para as mulheres de todo o mundo.
(a)Adm.Jésus Fernandes Leão (Fonte: Jornal Aqui n.r. 1.249,08 de março de 2009)