
Um grande número de profissionais de diversas Classes estão perguntando neste blog sobre como realizar o Cadastro de Peritos junto aos Tribunais de Justiça.
O Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) que passou a vigorar em 18 de março de 2016 determinou a criação do Cadastro Regional de Peritos pelos Conselhos Regional de Classe.
"O Código determina, em seu artigo 156, que os juízes sejam assistidos por peritos, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe, entre outros, para formar um banco desses profissionais." (CRA-PR)
Estou participando de um grupo de Administradores no wathsapp onde o assunto tem sido debatido por profissionais Administradores.
Assim venho repassar algumas informações importantes sobre o assunto.
Os interessados em fazer o cadastro voluntário para Peritos na área da Administração devem possuir registro ativo, regular e adimplente, acessar o site do Conselho Regional e preencher o cadastro fornecendo os dados solicitados.
Mas fiquem atentos porque nem todos os Conselhos Regionais possuem o respectivo Cadastro solicitado pelos Tribunais carecendo de um trabalho dos profissionais cadastrados junto aos mesmos solicitando a criação ao Presidente do Conselho e o respectivo cumprimento da Lei nº 13.105/2015.
Fique bem claro que a Lei que regulamenta a função de Perito é Nacional, mas, isso não impede que os Tribunais de Justiça Estaduais adicione algumas exigências próprias como cursos, certificados, etc, mas nestes casos o próprio Tribunal Estadual deve oferecer esses cursos gratuitamente.
Um bom Perito deve ter hábito de leitura, pesquisar muito sobre o tema que estiver periciando a fim de apresentar um Laudo perfeito e inquestionável.
Os profissionais da Administração podem exercer a função de Perito e Administrador Judicial em todos os Tribunais de Justiça do País.
Segundo informações do professor Administrador Renato Viana, 88% dos Administradores não sabem que os Peritos Administradores podem ser nomeados (SEM CONCURSO) pelos Magistrados e trabalhar como Perito e Administrador Judicial, auxiliando o Poder Judiciário e com esse trabalho ganhar um bom honorário.
Como sugestão para maiores esclarecimentos consustem a Fanpage https://www.facebook.com/AdministradorPeritoJudicial/
No âmbito da Administração em Minas Gerais tem muito assunto a ser alinhado com os anseios dos profissionais Administradores, muita lenha pra queimar, muito assunto não resolvido.
Nada, entretanto, que o profissionalismo sério e responsável não possa resolver.
CONFIEMOS POIS, NO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MINAS GERAIS.
Administrador
Visualizações:
Um comentário:
Ótimo blog!
Queria que me enviasse currículo e carta de apresentação para Perito Ambiental.
Postar um comentário