Toda empresa deve possuir um planejamento para as ações e investimentos a serem executados para o cumprimento das tarefas e rotinas diárias, visto que somente através de um bom plano de ação ela conseguirá encontrar o caminho mais curto e menos oneroso para viabilizar o empreendimento.
Uma empresa sem organização e planejamento fatalmente fracassará, mais cedo ou mais tarde.
A falta de planejamento obriga os componentes da equipe a imprimir uma força sobrehumana, além daquele que pode suportar, ao carregar em seus próprios ombros o peso de uma equipe desmotivada pelos baixos salários, enfraquecida pelos resultados negativos, apedrejada pelos maus gestores, e debilitada pela altíssima carga tributária que suga até o fim as esperanças dos empresários.
Como conseguir algo “bom”, “bonito” e “barato” agradando assim o cliente/freguês e conseguindo bons resultados financeiros?
A resposta é uma só:”PLANEJAMENTO”.
Uma boa localização, com bons fornecedores, proximidades da matéria prima desonerando os custos, capacitação dos colaboradores, produtos aprovados e qualificados, atendimento personalizado, etc, tudo isto agrega valor ao produto final, permitindo assim agregar valor ao atendimento ao consumidor final.
O Planejamento é a primeira das quatro funções da administração, e dela decorrem as outras três funções de organizar, dirigir e controlar.
Através de um bom planejamento, seja estratégico (longo prazo) ou tático (curto prazo), o gestor poderá optar pela melhor forma de dirigir o seu negócio, vislumbrando o local onde a organização está e o local onde ela pretende estar daqui a algum tempo.
É no planejamento que vamos definir os objetivos e metas, estratégias, políticas a serem adotadas, padrões de qualidade, regras internas e externas, responsabilidades individuais e coletivas, etc.
O planejamento deve ser flexível , observado e reavaliado constantemente, permitindo ajustes ao longo de sua realização em virtude da circunstancias atualizadas.
Planejamento é de importância impar para o sucesso do empreendimento e exige imaginação fértil, visão futurista, pensamento coletivo, envolvimento da base ao topo piramidal.
Segundo Magliavacca(2004)”Uma parte significativa do pensamento da administração moderna se dirige a planejar.”
A sua empresa efetua ações planejadas? Ou deixa a coisa acontecer e fluir conforme a Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação: A toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários.)?
Pensem nisto e tenham uma ótima semana de planos e sucesso!
(a) ADM. Jésus Fernandes Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário