segunda-feira, 1 de junho de 2009

TANGRAM



TÁBUA DAS 7 SABEDORIAS

O TANGRAM é um quebra-cabeça ou jogo onde o jogador será desafiado a resolver um problema proposto, onde deverá utilizar toda sua inteligência e raciocínio lógico, muito mais que a agilidade e força bruta.

O TANGRAM é um puzzle chinês antigo cujo nome significa "Tábua das 7 Sabedorias", formado por um conjunto de sete peças (figuras geométricas): dois triângulos grandes, dois triângulos médios, um triângulo pequeno, um quadrado e um paralelograma, que juntos formam um quadrado. Uma regra entretanto é vital para o jogo: todas as peças devem ser usadas e não pode sobrepor.

Como exemplo de exercício didático o professor pode dividir a turma em 5 grupos e fornecer um TANGRAM para cada grupo com a seguinte problema:

"O grupo de alunos deverão eleger um Presidente, que deverá a seguir escolher 5 Diretores, que deverão compor suas equipes de trabalho contratando os demais membros de suas equipes que irão desenvolver as atividades sob sua orientação. Os alunos representam uma única Empresa que venceram uma licitação de grande vulto financeiro US$9.000.000, e precisam construir o mais rápido possível, com qualidade total, uma das figuras geométricas a seguir com cores harmônicas e bem distribuidas (triângulo, pentágono, hexágono, quadrado, retângulo), utilizando todas as peças possíveis."

O tempo deverá ser fixado em função da disponibilidade, mas não deverá ultrapassar a 15 minutos.

Podemos também brincar com o TANGRAM formando vários desenhos como coelhos, cangurus, casas, barcos, rostos, cisnes, borboletas, etc, viajando na imaginação e criatividade de cada jogador.

Brinque e jogue o TANGRAM CLICANDO AQUI.

Orientações: Clique com mouse sobre as figuras geométricas e depois clique sobre a cor que deseja para a mesmas uma a uma, e depois clique sobre cada uma e arraste como quiseres compondo assim os desenhos desejados, podendo girá-las posicionando o mouse em seus vértices, formatando assim os desenhos que desejares..

Lembrem-se da regra básica: não pode sobrepor nenhuma peça.

Divirtam-se!

(a)Adm.Jésus Fernandes Leão


Visualizações desta Matéria:

contador gratuito

5 comentários:

Trutas e Tretas Mano King disse...

precisava o nome das peças e agora achei valeu!

Anônimo disse...

essa coisa é uma porra

Anônimo disse...

MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO É SOBRE TANGRAM NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. SE VC TIVER ALGUMA REFERENCIA OU OUTRO QUALQUER TIPO DE MATERIAL PARA ME PASSAR AGRADEÇO-TE MUITO.UM FORTE ABRAÇO.(VANIA-RODRIGUES1@HOTMAIL.COM)

Anônimo disse...

Prezado admirador do tangram, pergunto se conheces e pratica outros modelos de querbra cabeça como tetrapentos, stomachion, chie no-ita, stelo, pitagórico, grillentoter entre outros. tenho uma infinidade de modelos diferentes em minha coleção. meu nome e Fernando, sou de Joinville-SC. jaratape@hotmailcom

Anônimo disse...

coloque coisas tbm sobre stomachion ta?
BRUNA/MG

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com