sábado, 18 de julho de 2009

LOGISTICA




LOGÍSTICA REVERSA!

A logística é a parte da produção que cuida do planejamento, organização, controle e realização de todas as tarefas voltadas para a armazenagem, transporte, e distribuição dos bens de consumo e serviços até o consumidor final.
A sua empresa pode ter bons produtos com preços acessíveis, mas, se não tiver uma logística de colocação dos produtos no mercado irá acabar perecendo, sufocada pela concorrência acirrada que é praticada pelo mercado habitual e que não perdoa nenhuma falha ou gargalo.
Uma das características mais observadas na logística é o tempo de entrega, pois, as empresas trabalham apenas com estoque mínimo devido ao alto custo de sua manutenção, e depende do atendimento logístico de alta qualidade de seus fornecedores, a fim de cumprir seus compromissos com maior economia, denominado pelas organizações de “Just in time”.
A FIAT é uma industria automobilística que utiliza somente fornecedores fixadas no entorno da fábrica atendendo pelo processo logístico ”Just in time” fazendo chegar na linha de montagem da empresa as peças necessárias para montagem dos veículos solicitados sob encomenda pelas concessionárias.
Somente agora o Brasil está acordando e dando a devida importância ao processo de LOGISTICA REVERSA que tem um papel importantíssimo na conservação do meio ambiente e da produtividade, com responsabilidade sobre o fim da vida do seu produto.
O papel da logística reversa pós venda é administrar as devoluções, reaproveitamento e remoção de refugos de produtos descartados.
Com o aumento do consumo e a diminuição da vida útil dos produtos o descarte de refugos tomou uma proporção gigantesca, carecendo de providências urgentes no sentido de reaproveitamento dos materiais recicláveis evitando a contaminação do meio ambiente e destruição da natureza que já é um processo altamente preocupante.
Aquela televisão antiga, o computador ultrapassado que ninguém quer, aqueles aparelhos celulares “Tijolão” o qual todos dão risadas, os aparelhos de videocassete substituídos pelos atuais DVDs, entre outros, não devem ser descartados no lixo comum, mas necessitam retornar ao processo de origem, a indústria que os fabricou, possibilitando a reutilização dos componentes recicláveis, transformando os rejeitos em matéria prima novamente, para a construção de produtos novos e atualizados.
Um dos maiores problemas está na falta de sistemas informatizados que possibilitem a integração da logística reversa ao fluxo normal da distribuição, pois, as empresas fazem chegar até o consumidor final um determinado produto, mas, como os celulares por exemplo, quando se tornam obsoletos são atirados no lixo comum, quando deveriam ser destinados ao próprio vendedor, mas a logística reversa ainda está como um “sonho” que precisa ser melhor trabalhado junto às industrias para que recebam de volta de forma fácil e descomplicada o subproduto de sua responsabilidade, fazendo assim o seu papel social em prol da humanidade e o meioambiente.
Enquanto a LOGISTICA faz chegar em suas mãos o equipamento que faz você interagir com o mundo, o seu computador, a LOGISTICA REVERSA faz o seu computador ultrapassado retornar à industria tecnológica que o produziu para que seja desmontado e reciclado, plástico, chips, metal, parafusos, fios, botões, etc.

A logística reversa reflete a questão ecológica eminente na qualidade.





(a) Adm. Jésus Fernandes Leão
Visualizações desta Matéria:
contador de acesso

3 comentários:

Meu eu... disse...

Nossa Muito bom, são poucos que gostam da Logistica, creio eu que seja por falta de conhecimento, eu sou um caso, achava muito chato, mas agora eu sou uma apaixonada, até minha monografica será sobre logistica, mas será a Reversa...

Bjoss

Perito Adm. Jésus Leão disse...

Meu eu...
Parabéns! Fizeste uma excelente escolha para uma monografia, que irá colocá-la em contato direto com a questão ambiental e a defesa da natureza.
Sucesso! E parabéns pelo Blog, escrever é sempre muito bom e nos ajuda a alimentar o nosso cérebro com idéias novas.

Leandro disse...

Olá, parabéns pela opção e dedicação.
Você encontrará uma matéria muito interessante sobre logística reversa no Blog Logística Descomplicada. Confira o link no meu nome neste post.

Abraços e até lá

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com