sexta-feira, 10 de julho de 2009

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS


MBA.

(Master in Business Administration, é um nome charmoso para a sigla MBA, que quer dizer: "Mestre em Administração de Negócios".)

Muitos acham que não existem diferenças entre o MBA e o curso de pós-graduação, mas, os cursos de pós-graduação lato sensu são dirigidos para o aprimoramento acadêmico e profissional dando continuidade a educação iniciada na graduação, sendo disponíbilizada para aqueles portadores de diploma de curso superior.

Os cursos de MBA são direcionados para os profissionais de carreira gerencial. A duração do curso de pós-graduação tem carga horária mínima de 392 horas enquanto os MBAs tem em geral 512 horas, segundo esclarece o professor Oduvaldo Cardoso, diretor do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Oswaldo Cruz.

O professor Cardoso diz que os cursos de MBA além de especialização em Área definida também deve permitir uma visão gerencial ampla, desenvolvimento de técnicas de liderança, tomada de decisões em ambientes de alta competitividade e cenário de constantes mudanças e transformações, como é feito desde 1994 pelo centro de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz.

Os MBAs brasileiros são duramente criticados por alguns especialistas, devido ao alto preço cobrado pelas instituições e ao tempo muito prolongado para a conclusão.
Em geral a duração do programa de MBA é de 18 meses, mas, não é exigido dedicação integral, e o curso geralmente é conciliado com a vida profissional, diferente dos MBAs americanos onde é exigido a dedicação integral (full-time).

Dificilmente iremos encontrar alguém que tenha se arrependido de fazer um MBA, pois, o curso abre as portas para a vida de executivo. Mesmo antes de haver concluido o curso, muitos obtém alteração positiva na carreira ou nos negócios.

Quem pretende fazer MBA deve ficar ciente que o curso não garante novo emprego ou promoção, mas, abre novas possibilidades de sucesso no mundo dos negócios.

É um curso recomendado para o profissional que aspira cargos gerenciais ou quer aprender a administrar melhor uma pequena, media, ou grande empresa.


De acordo com a Revista Brasileira de Administração nº. 69 - Março/Abril de 2009, para os profissionais de Administração é indicado os MBAs relacionados com o desenvolvimento empresarial: Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria; Gestão Estratégica de Negócios, Gestão Hospitalar; Gestão e Negociação de Vendas; Gestão de Qualidade e Produtividade; Gestão de Negócios, Serviços e Varejo; Logística Integrada; Gestão de Marketing; e Gestão de Recursos Humanos (RBA, 2009)


O MBA feito no exterior possibilitará um melhor nível competitivo, como por exemplo, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Espanha, mas o investimento é muito mais alto que os similares aplicados no Brasil, conforme relato do professor Oduvaldo Cardoso.

O fato do Ministério da Educação classificar o MBA como pós-graduação, todo programa com uma carga horária mínima de 360 horas de duração e metade do corpo docente formado por mestres e doutores, é também chamado de MBA.

Com isto, surgem muitos cursos rotulados de MBA, que não são na verdade um MBA.

Como no Brasil, os cursos MBAs são cursos voltados para formação de executivos nas disciplias da Administração, é pura ilusão acreditar que podemos formar gestores a partir de pessoas que nunca geriram coisa alguma. (Este texto é uma sinopse do artigo publicado por Tânia Mendes e João Humberto de Azevedo na RBA 69, de Março/Abril de 2009)

(a)Adm. Jésus Fernandes Leão
Visualizações desta Matéria:
contador gratuito

Nenhum comentário:

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com