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sábado, 11 de julho de 2009

MARKETING PESSOAL.


Marketing não é sinônimo de Publicidade e Propaganda, mas, algo bem maior e mais complexo. Igualmente, o Marketing Pessoal não significa, de forma alguma, uma propaganda da pessoa, mas, uma representação da forma que a pessoa deseja ser vista pelos outros. Se quer ser vista como uma pessoa de sucesso, vitoriosa, extrovertida ou introvertida, alegre ou solitária e triste. Mas, para poder passar um Marketing Pessoal positivo, é necessário conhecer-se a si mesmo diariamente, seus desejos e paixões, seus vícios e qualidades, suas preferências e suas necessidades. Muitas vezes tentamos passar para alguém um Marketing Pessoal inexistente, ou até mesmo, desconhecido para nós mesmos, e daí, não poderia mesmo dar certo, e ficamos nos perguntando: “Onde foi que eu errei?”

O Administrador Fábio Marques, consultor e palestrante, em matéria publicada na Revista Brasileira de Administração No. 70, evidencia cinco variáveis, que segundo ele podem levar ao sucesso ou ao fracasso de uma pessoa.

São elas:

1) O AUTOCONHECIMENTO: se investirmos em nos conhecermos melhor poderemos identificar nosso próprios pontos fortes e qualidades, distinguindo aquilo que nos torna únicos, diferenciados dos demais.

2) VISÃO: quando conhecemos a nós mesmos, entendemos as nossas aspirações e limitações entendendo melhor para que seremos mais úteis, em que mercado poderemos atuar com maior sucesso, tendo em vista nossas características particulares, sabendo onde pretendemos chegar, qual o nosso objetivo, o que vemos no mercado que nos fascina, e o que vemos no mercado que nos oprime. Daí vem uma pergunta superinteressante e que todos devemos responder a nós mesmos: “Onde quero estar daqui a 5, 10, 15, 20 anos? Ter uma visão do futuro é mister para nos projetarmos social, financeiro e emocionalmente.

3) COMUNICAÇÃO: ter uma boa retórica, e facilidade de interpretação e escrita, ter uma boa aparência visual, comunicação gestual, andar com firmeza e elegância, possuir boa postura, um bom aperto de mão, um olhar seguro e sério, roupas bem combinadas, meias que combinem com o sapato, gravatas com “nós” bem feitos, etc. Tudo isso faz desenvolver uma boa comunicação Verbal e Não-verbal, bem como nossa capacidade de comunicação perceptiva de saber ouvir as pessoas, capazes de impactar diretamente o nosso Marketing Pessoal.

4) APRENDIZADO: a capacidade de percepção rápida e adequação ao ambiente faz jovens de sucesso enquanto pessoas mais maduras não conseguem sair do lugar e aposentam em uma única função na firma após 35 (trinta e cinco) longos anos.

5) PRÁTICA: quando uma ação é executada por várias vezes o executor se torna muitas vezes infalível, executando com perfeição determinada tarefa, e a disposição para praticar com insistência, incansável leva a busca da excelência que é a melhor ferramenta de construção de qualquer Marketing Pessoal. “Onde há vontade, há um caminho.” E onde há boa vontade há muitos caminhos, conforme fala o Administrador Fábio Marques (RBA, n.70 maio/junho de 2009).Toda uma equipe sempre torce para aqueles que lutam incansáveis, sem desânimo, e persistem até fazer acontecer. Aquí é que você irá mostrar o seu Marketing Pessoal, mostrando então quem você é, e do que você é capaz.

É assim a formação de um MARKETING PESSOAL.

(a) Adm.Jesus Fernandes Leão

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