Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

domingo, 23 de agosto de 2009

VIABILIDADE ECONOMICO/FINANCEIRA


Estudo de Projetos
Para se fazer um estudo de viabilidade de projeto é necessário ter em mãos algumas variáveis: receitas, despesas, prazo de duração, taxa mínima de atratividade, área de abrangência, estudo da demanda, pontos positivos e pontos negativos, riscos e oportunidades, objetivos, capital inicialmente investido, se o aporte de capital é próprio ou de terceiros.

De posse dos dados do projeto constrói-se um FLUXO DE CAIXA e analisam-se os mesmos através de várias funções financeiras: TIR (taxa interna de retorno), VPL(valor presente líquido), IBC (índice beneficio x custo), PBS (payback simples), PBD (payback descontado).
A função TIR corresponde a uma determinada taxa de desconto que iguala o valor atual das entradas líquidas de caixa ao valor atual dos desembolsos relativo ao investimento líquido.
Se a TIR for maior do que a taxa de desconto, isso indica que o projeto tende a ser aceito.
A função IBC é a razão entre a receita e a despesa de um projeto, que demonstra se as receitas previstas poderão cobrir as despesas. Este índice deverá ser maior que 1, o que indica a tendência à aceitação do projeto.
A função TIR corresponde a uma determinada taxa de desconto que iguala o valor atual das entradas líquidas de caixa ao valor atual dos desembolso relativos ao investimento líquido.


A função PAYBACK vem demonstra em quanto tempo o investidor obterá de volta a quantia que investiu em determinado projeto, ou seja, é o espaço de tempo entre o início do projeto e o momento em que o fluxo de caixa acumulado torna-se positivo e assim, saber se compensa o investimento, pois, tempo é dinheiro.



A análise de viabilidade pode auxiliar também na escolha entre dois projetos aquele que é mais viável para o momento econômico e financeiro da empresa ou do investidor.



Você pode fazer os cálculos através de uma calculadora financeira HP12c, que fica muito mais descomplicado de fazer os cálculos, que se forem feitos corretamente lhe dará ótimos subsídios para uma análise perfeita.


A planilha eletrônica Excel também é utilizada largamente pelos administradores que analisam projetos conseguindo através desta ferramenta cálculos de forma mais fácil, rápidos, e interativo, visto que a HP12c você não conseguirá operar sem uma orientação mais minuciosa, feita por alguém que domine a calculadora.
Se você tem algum projeto elaborado e desejar fazer um estudo de viabilidade econômico/financeira, envie para o email jesus.leão@hotmail.com.br.

Caso desejar apenas saber um pouco mais e/ou comentar a respeito do assunto, esse tópico está aberto para experiências de todos os interessados.

Passem bem, e tenham ótimas idéias. O Brasil necessita de pessoas que tenham grandes e sábias idéias. Deus os ilumine!
(a)Adm. Jésus Fernandes Leão
Visualizações desta Matéria:
estatisticas gratis

Nenhum comentário :

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”