Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

domingo, 29 de março de 2009

EMPREGABILIDADE


VAGAS PARA COMPETÊNCIA: 

“Você está pronto?

O mundo está passando por momentos difíceis, sim, onde o emprego é algo indefinido e improvável. Hoje estás com ele, amanhã sabe se lá!

 Estamos passando um período onde o “emprego” não é a mola propulsora de desenvolvimento, mas o TRABALHO sim que alavanca os profissionais competentes.

Pode até ser difícil nos dias atuais conseguir um “emprego”, mas se você possui “empregabilidade” você conseguira “trabalho”, e assim, poderás manter-se sem a necessidade de possuir um “emprego”.

Assim, ZARIFIAN (2001) define como competência a inteligência prática para situações que se apóiam sobre conhecimentos adquiridos, adaptando de acordo com a situação de forma responsável e ativa.

Todos relacionam o EMPREGO com ESTABILIDADE, sem se dar conta de que algo ESTÁVEL refere-se aquilo que se encontra PARADO, ACOMODADO. Chute a acomodação e o “imobilismo” para longe, pois, a capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode e procure sempre melhorar e suplantar seus próprios recordes.

EMPREGABILIDADE é muito diferente de EMPREGO.Empregabilidade significa estar apto a desenvolver as atividades e funções necessárias com competência tal qual a exigida para obter sucesso no empreendimento, seja ele qual for.

Segundo a professora Pollyana Kalinka, em palestra proferida em FÓRUM de administração realizado em Caratinga, o mundo quer C.H.A (conhecimento, habilidade, atitude), que irão fazer a empregabilidade de qualquer pessoa que detenha essas três características indispensáveis para manter sua empregabilidade. Ter CONHECIMENTO (saber o que fazer) é possuir a informação tácita e/ou explicita, a HABILIDADE (saber como fazer) é a prática adquirida através do exercício e treinamento das operações, e a ATITUDE (querer fazer) é partir para a ação.

O conhecimento é a informação que você recebeu da sociedade, através do convívio social, na escola, nos cursos e treinamentos, e que mantém arquivado em sua memória para serem utilizadas no momento oportuno.

A habilidade lhe dá poder de persuasão, empatia, contato, visão, liderança, diálogo, motivação, flexibilidade e decisão. Não seja derrotado pelo excesso de esforço, mas, faça o que tem que ser feito e mantenha a tranqüilidade interior, dando espaço suficiente para que a natureza faça também a sua parte.

A atitude é a ação de ouvir, tentar, arriscar, direcionar, ousar, acertar e errar, criando coisas novas, fazendo diferente de outros e destacando-se por obter um resultado melhor que aqueles conseguidos normalmente pelos demais. Confie 100% em sua força interior, pois, para fazer acontecer é preciso ter fé. Principalmente em si mesmo. 

É essa convicção que o deixa solto para fazer o que é necessário.

Nós somos competentes quando o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes utilizados resultam em SUCESSO.

COMPETÊNCIA FAZ A DIFERENÇA, O DIFERENCIAL FAZ A COMPETÊNCIA!

FAÇA DA COMPETENCIA A SUA MARCA.

E faça um bom TRABALHO, que a empregabilidade lhe seguirá sempre!


Sucessos e um ótimo C.H.A para você!

(a) Adm.Jesus Fernandes Leãoo

Visualizações desta Matéria:




2 comentários :

João Favareto disse...

Visitei o blog
Muito bom
obrigado
João Favareto
www.aprimoramentoprofissional.com
www.netpeople.net.br

Perito Adm. Jésus Leão disse...

João Favareto,

Obrigado por visitar meu blog.

É uma grande honra a sua visita e tenho a lhe agradecer.

Um grande abraço, sucesso sempre.

Adm. Jésus Leão

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”