sexta-feira, 20 de março de 2009

IDENTIFICANDO A "PRATA DA CASA".


GESTÃO POR COMPETÊNCIA.



A organização cada vez mais está se voltando para a identificação da “prata da casa”, que deveria ser motivo de orgulho e satisfação para a organização que, ás vezes, não investe nas pessoas engajadas na cultura e no empreendimento, deixando esses colaboradores desmotivados, enquanto contrata profissionais de fora do contexto empresarial para ocupar os cargos mais altos e melhor remunerados em desfavor dos seus empregados de carreira, aquele que “nasceu com a empresa” e nela injetou todo o seu esforço quando a mesma estava engatinhando, sem dar uma oportunidade sequer de crescimento, demonstrando o seu potencial produtivo e inovador.
Competências, segundo a definição de LEBOYER, são os repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou organização dominam, tornando-as destaques de outras em contextos específicos.
Esse tipo de gerenciamento baseado na competência representa uma mudança de cultura organizacional, direcionando a um maior senso de responsabilidade e autogestão dos colaboradores, a fim de melhorar o seu desempenho profissional.
Através deste gerenciamento o próprio funcionário faz sua auto-avaliação e identifica seus pontos fracos, mas também os seus pontos fortes e suas potências, transformando-se de meros objetos passíveis para agentes ativos da avaliação de seu próprio desempenho.
GRAMIGNIA (2002) faz referencia à avaliação de desempenho por competências como sendo um meio poderoso de identificação dos seus funcionários com grande potencial inexplorado, além de melhorar o desempenho da equipe de trabalho e a qualidade na relação entre funcionários e superiores, melhorando o ambiente organizacional e incentivando os colaboradores a assumir responsabilidades pela excelência nos resultados pessoais e organizacionais.
Para destacar-se a excelência do profissional é necessário estabelecer um processo sistematizado, específico, mensurável e que possa ser comparado com o desempenho dos vários colaboradores de uma instituição com o objetivo de localizar aqueles que tenham um perfil desejado para determinado cargo ou função dentro da organização.
É óbvio que em algumas ocasiões é estratégico, saudável e salutar injetar “sangue novo” para a realização de mudanças vitais que venham agregar valores novos e necessários para o acompanhamentos e adequações ao sistema produtivo, porém, é também cada vez mais comum reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no seu dia-a-dia de trabalho dando-lhes oportunidades de ampliação de seus horizontes profissionais enfrentando desafios e quebrando velhos paradigmas.
Essas mudanças forçam a empresa a rever muitas de suas estratégias organizacionais, levando a pensar nas competências necessárias ou desejáveis aos profissionais que integram seu quadro de colaboradores. Neste contexto as pessoas e seus conhecimentos e habilidades tornam-se a base principal da organização, deixando de ser tratadas como mero “recurso humano” e se transformam em “patrimônio intelectual” como seres dotados de atitudes, sentimentos, emoções e aspirações.

Tenham um excelente desempenho profissional e sucesso em todas as suas aspirações.

(a) Adm. Jésus Fernandes Leão

Nenhum comentário:

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com