domingo, 29 de março de 2009

EMPREGABILIDADE


VAGAS PARA COMPETÊNCIA: 

“Você está pronto?

O mundo está passando por momentos difíceis, sim, onde o emprego é algo indefinido e improvável. Hoje estás com ele, amanhã sabe se lá!

 Estamos passando um período onde o “emprego” não é a mola propulsora de desenvolvimento, mas o TRABALHO sim que alavanca os profissionais competentes.

Pode até ser difícil nos dias atuais conseguir um “emprego”, mas se você possui “empregabilidade” você conseguira “trabalho”, e assim, poderás manter-se sem a necessidade de possuir um “emprego”.

Assim, ZARIFIAN (2001) define como competência a inteligência prática para situações que se apóiam sobre conhecimentos adquiridos, adaptando de acordo com a situação de forma responsável e ativa.

Todos relacionam o EMPREGO com ESTABILIDADE, sem se dar conta de que algo ESTÁVEL refere-se aquilo que se encontra PARADO, ACOMODADO. Chute a acomodação e o “imobilismo” para longe, pois, a capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode e procure sempre melhorar e suplantar seus próprios recordes.

EMPREGABILIDADE é muito diferente de EMPREGO.Empregabilidade significa estar apto a desenvolver as atividades e funções necessárias com competência tal qual a exigida para obter sucesso no empreendimento, seja ele qual for.

Segundo a professora Pollyana Kalinka, em palestra proferida em FÓRUM de administração realizado em Caratinga, o mundo quer C.H.A (conhecimento, habilidade, atitude), que irão fazer a empregabilidade de qualquer pessoa que detenha essas três características indispensáveis para manter sua empregabilidade. Ter CONHECIMENTO (saber o que fazer) é possuir a informação tácita e/ou explicita, a HABILIDADE (saber como fazer) é a prática adquirida através do exercício e treinamento das operações, e a ATITUDE (querer fazer) é partir para a ação.

O conhecimento é a informação que você recebeu da sociedade, através do convívio social, na escola, nos cursos e treinamentos, e que mantém arquivado em sua memória para serem utilizadas no momento oportuno.

A habilidade lhe dá poder de persuasão, empatia, contato, visão, liderança, diálogo, motivação, flexibilidade e decisão. Não seja derrotado pelo excesso de esforço, mas, faça o que tem que ser feito e mantenha a tranqüilidade interior, dando espaço suficiente para que a natureza faça também a sua parte.

A atitude é a ação de ouvir, tentar, arriscar, direcionar, ousar, acertar e errar, criando coisas novas, fazendo diferente de outros e destacando-se por obter um resultado melhor que aqueles conseguidos normalmente pelos demais. Confie 100% em sua força interior, pois, para fazer acontecer é preciso ter fé. Principalmente em si mesmo. 

É essa convicção que o deixa solto para fazer o que é necessário.

Nós somos competentes quando o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes utilizados resultam em SUCESSO.

COMPETÊNCIA FAZ A DIFERENÇA, O DIFERENCIAL FAZ A COMPETÊNCIA!

FAÇA DA COMPETENCIA A SUA MARCA.

E faça um bom TRABALHO, que a empregabilidade lhe seguirá sempre!


Sucessos e um ótimo C.H.A para você!

(a) Adm.Jesus Fernandes Leãoo

Visualizações desta Matéria:




2 comentários:

João Favareto disse...

Visitei o blog
Muito bom
obrigado
João Favareto
www.aprimoramentoprofissional.com
www.netpeople.net.br

Perito Adm. Jésus Leão disse...

João Favareto,

Obrigado por visitar meu blog.

É uma grande honra a sua visita e tenho a lhe agradecer.

Um grande abraço, sucesso sempre.

Adm. Jésus Leão

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com