Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

domingo, 19 de abril de 2009

LIDERANÇA



O DESAFIO DE SERVIR!

"Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como de bem comum." (HUNTER,2004).

"(...)quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês." (Mt 20, 26-27)

Os líderes precisam vencer dois grandes desafios: escassez de profissionais competentes e a baixa fidelização dos melhores colaboradores. O líder deve compreender e deixar bem claro para os seus liderados a diferença entre poder e autoridade. O poder é exercido através da coação, punição, forçando o seguimento dos liderados, enquanto a autoridade é a arte do convencimento espontâneo através do exemplo prático e pessoal demonstrado pelo próprio líder. Liderar é fazer relacionamentos, é tratar o outro como o outro gostaria de ser tratado, é ser maestro de uma grande orquestra. Ser líder é despertar nos liderados uma grande vontade de vencer os desafios propostos, a fim de conseguirem o grande objetivo para o qual deve apontar todas as atitudes do grupo. Não basta ter inteligência, porque se houver inteligência, mas não houver vontade, não haverá a atitude. A liderança servidora possui vários princípios que devem ser seguidos para atitude efetiva e permanente que faz o grupo cada dia mais coeso e perfeito. PACIENCIA: exige autocontrole do líder; BONDADE: o líder deve incentivar e motivar quando o liderado errar; HUMILDADE: ser autêntico sem ressalvas; RESPEITO: fazer o liderado se sentir importante no grupo; ABNEGAÇÃO: primeiro o líder atende a necessidade do liderado, depois a dele próprio; PERDÃO: um líder nunca guarda ressentimentos; HONESTIDADE: nunca enganar a quem quer que seja, seja lá para o que for; COMPROMISSO: é saber que ninguém é obrigado a aceitar nada, mas, se aceitou deve cumprir. O resultado somente será alcançado se houver um belo serviço, ainda que haja sacrifícios necessários para o alcance das metas, sem entretanto mostrar-se cruel e insensível para os liderados, o líder defende os liderados em qualquer situação e tenta ameniza-la em favor de seus liderados sem comprometer o alcance do objetivo principal do grupo. Jesus Cristo disse que se você quiser ser o maior, deve se tornar o menor de todos e aquele que serve a todos. Jesus tem tanta autoridade que ainda hoje, no terceiro milênio de sua existência, continua influenciando as pessoas com Sua autoridade e Seus ensinamentos sem nenhum questionamento da parte de seus seguidores, e não foi preciso utilizar nenhuma força ou coação para conseguir o Seu objetivo. Bastou-Lhe servir, para ser servido por toda a eternidade.

Um grande abraço para todos os líderes deste milênio.

Sucesso a todos e fiquem o maior Lider do Universo!

(a) Adm. Jésus Fernandes Leão


Nenhum comentário :

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”