domingo, 19 de abril de 2009

LIDERANÇA



O DESAFIO DE SERVIR!

"Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como de bem comum." (HUNTER,2004).

"(...)quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês." (Mt 20, 26-27)

Os líderes precisam vencer dois grandes desafios: escassez de profissionais competentes e a baixa fidelização dos melhores colaboradores. O líder deve compreender e deixar bem claro para os seus liderados a diferença entre poder e autoridade. O poder é exercido através da coação, punição, forçando o seguimento dos liderados, enquanto a autoridade é a arte do convencimento espontâneo através do exemplo prático e pessoal demonstrado pelo próprio líder. Liderar é fazer relacionamentos, é tratar o outro como o outro gostaria de ser tratado, é ser maestro de uma grande orquestra. Ser líder é despertar nos liderados uma grande vontade de vencer os desafios propostos, a fim de conseguirem o grande objetivo para o qual deve apontar todas as atitudes do grupo. Não basta ter inteligência, porque se houver inteligência, mas não houver vontade, não haverá a atitude. A liderança servidora possui vários princípios que devem ser seguidos para atitude efetiva e permanente que faz o grupo cada dia mais coeso e perfeito. PACIENCIA: exige autocontrole do líder; BONDADE: o líder deve incentivar e motivar quando o liderado errar; HUMILDADE: ser autêntico sem ressalvas; RESPEITO: fazer o liderado se sentir importante no grupo; ABNEGAÇÃO: primeiro o líder atende a necessidade do liderado, depois a dele próprio; PERDÃO: um líder nunca guarda ressentimentos; HONESTIDADE: nunca enganar a quem quer que seja, seja lá para o que for; COMPROMISSO: é saber que ninguém é obrigado a aceitar nada, mas, se aceitou deve cumprir. O resultado somente será alcançado se houver um belo serviço, ainda que haja sacrifícios necessários para o alcance das metas, sem entretanto mostrar-se cruel e insensível para os liderados, o líder defende os liderados em qualquer situação e tenta ameniza-la em favor de seus liderados sem comprometer o alcance do objetivo principal do grupo. Jesus Cristo disse que se você quiser ser o maior, deve se tornar o menor de todos e aquele que serve a todos. Jesus tem tanta autoridade que ainda hoje, no terceiro milênio de sua existência, continua influenciando as pessoas com Sua autoridade e Seus ensinamentos sem nenhum questionamento da parte de seus seguidores, e não foi preciso utilizar nenhuma força ou coação para conseguir o Seu objetivo. Bastou-Lhe servir, para ser servido por toda a eternidade.

Um grande abraço para todos os líderes deste milênio.

Sucesso a todos e fiquem o maior Lider do Universo!

(a) Adm. Jésus Fernandes Leão


Nenhum comentário:

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com