Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

sábado, 28 de junho de 2014

ÉTICA

ÉTICA NO TRABALHO

ÉTICA ,  s.f. Parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; deontologia; ciência da mora.

Em todos os relacionamentos humanos no deparamos com o termo ética,  que nada mais é do que o costume aprendido desde a infância até a idade adulta.

É inconcebível que uma pessoa possa se mostrar ética nas relações de trabalho, se a ética não fizer parte da sua vida pessoal, pois, ética não se aprende, apenas se aperfeiçoa.

Para que fique mais clara a idéia, vamos supor uma situação de trabalho:

Em uma empresa um gerente (com um salário razoável), recebia comissões, brindes e prêmios pela produtividade de “vendas” de produtos de sua empresa. 

Percebendo a disparidade de sua remuneração com a remuneração dos seus colaboradores, o gerente resolveu repassar as vendas de produtos para os mesmos.

Assim, o gerente ia repassando os “trabalhos” de formalização das vendas para cada um de seus subordinados, ora para um, ora para outro, e assim fazia.

Foi aí que percebeu que um dos colaboradores aproveitava-se do seu conhecimento e prática de vendas (exímio vendedor) e “enganava” os seus pares de trabalho, se oferecendo para os “ajudar” na formalização da venda.

O que os seus “colegas de trabalho” não sabiam é que o “espertalhão” colocava o seu próprio nome como “indicador” e “vendedor” do produto, colhendo para sí todas as comissões.

Na festa de confraternização o “expert” foi chamado por diversas vezes ao pódio  da empresa onde recebia todos os aplausos pela sua expertise (seria espertice?)

O gerente observou a atitude nada ética do funcionário, chamou-o a conversar dizendo que não era ético o que ele fazia com os seus colegas de trabalho, e que os brindes recebidos pelas vendas então consumadas seriam sorteados entre todos da equipe.

O “expert”, claro que não concordou com o gerente, dizendo ser “ele” sim o merecedor de todos os brindes em questão, mas, o gerente  ético, não se rendeu aos argumentos anti-éticos, e os brindes deverão ser sorteados entre todos para corrigir parcialmente a injustiça praticada contra os demais colegas.

Ao final, a falta de ética do colaborador “expert” rendeu-lhe uma promoção a gerente de uma unidade que estava em fase de implantação.

Qual será o tratamento que este funcionário não ético promovido dará aos seus subordinados na unidade sob sua administração?

Quando perceberem que estão sendo vítimas de um gerente sem escrúpulos e sem ética, os novos funcionários da nova unidade apresentarão produtividade?

Será que a nova unidade colocada sob o comando de um gerente que não respeite os subordinados poderá alavancar?  E, se alavancar, até quando isto poderá ser suportado pelos colaboradores?

A Ética é sinônimo de elevada produtividade e qualidade na prestação dos serviços de toda e qualquer organização.

Sem Ética, dificilmente uma empresa se mantém no mercado, seja por falta de bons profissionais ou por falta de bons clientes.

A prática do trabalho em equipe com respeito, lealdade, generosidade, empatia, transparência, são fatores essenciais para uma conduta ética e vencedora.

Ser “bom” nem sempre significa ser  “Ético”, mas, ser “Ético” é sinônimo incontestável dos “bons”. Não basta ser “bom” se você não for antes de tudo “Ético”. Sem Ética, não há excelência!


SEJAS ÉTICO, E CHEGARÁS AO PÓDIO, SOB APLAUSOS HONESTOS DE SEUS PARES E SUBORDINADOS!

Visualizações:

contador de visitas





Nenhum comentário :

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”