ÉTICA NO TRABALHO
ÉTICA , s.f. Parte da
filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade;
deontologia; ciência da mora.
Em todos os relacionamentos humanos no deparamos com o termo
ética, que nada mais é do que o costume
aprendido desde a infância até a idade adulta.
É inconcebível que uma pessoa possa
se mostrar ética nas relações de trabalho, se a ética não fizer parte da sua
vida pessoal, pois, ética não se aprende, apenas se aperfeiçoa.
Para que fique mais clara a idéia, vamos supor uma situação
de trabalho:
Em uma empresa um gerente (com um salário razoável), recebia
comissões, brindes e prêmios pela produtividade de “vendas” de produtos de sua
empresa.
Percebendo a disparidade de sua remuneração com a remuneração
dos seus colaboradores, o gerente resolveu repassar as vendas de produtos para
os mesmos.
Assim, o gerente ia repassando os “trabalhos” de
formalização das vendas para cada um de seus subordinados, ora para um, ora
para outro, e assim fazia.
Foi aí que percebeu que um dos colaboradores aproveitava-se
do seu conhecimento e prática de vendas (exímio vendedor) e “enganava” os seus
pares de trabalho, se oferecendo para os “ajudar” na formalização da venda.
O que os seus “colegas de trabalho” não sabiam é que o “espertalhão”
colocava o seu próprio nome como “indicador” e “vendedor” do produto, colhendo
para sí todas as comissões.
Na festa de confraternização o “expert” foi chamado por
diversas vezes ao pódio da empresa onde
recebia todos os aplausos pela sua expertise (seria espertice?)
O gerente observou a atitude nada ética do funcionário,
chamou-o a conversar dizendo que não era ético o que ele fazia com os seus
colegas de trabalho, e que os brindes recebidos pelas vendas então consumadas seriam
sorteados entre todos da equipe.
O “expert”, claro que não concordou com o gerente, dizendo
ser “ele” sim o merecedor de todos os brindes em questão, mas, o gerente ético, não se rendeu aos argumentos
anti-éticos, e os brindes deverão ser sorteados entre todos para corrigir
parcialmente a injustiça praticada contra os demais colegas.
Ao final, a falta de ética do colaborador “expert”
rendeu-lhe uma promoção a gerente de uma unidade que estava em fase de
implantação.
Qual será o tratamento que este funcionário não ético promovido
dará aos seus subordinados na unidade sob sua administração?
Quando perceberem que estão sendo vítimas de um gerente sem
escrúpulos e sem ética, os novos funcionários da nova unidade apresentarão
produtividade?
Será que a nova unidade colocada sob o comando de um gerente
que não respeite os subordinados poderá alavancar? E, se alavancar, até quando isto poderá ser
suportado pelos colaboradores?
A Ética é sinônimo de elevada produtividade e qualidade na
prestação dos serviços de toda e qualquer organização.
Sem Ética, dificilmente uma empresa se mantém no mercado,
seja por falta de bons profissionais ou por falta de bons clientes.
A prática do trabalho em equipe com respeito, lealdade,
generosidade, empatia, transparência, são fatores essenciais para uma conduta
ética e vencedora.
Ser “bom” nem sempre significa
ser “Ético”, mas, ser “Ético” é sinônimo
incontestável dos “bons”. Não basta ser “bom” se você não for antes de tudo “Ético”.
Sem Ética, não há excelência!
SEJAS ÉTICO, E CHEGARÁS AO PÓDIO, SOB APLAUSOS HONESTOS DE
SEUS PARES E SUBORDINADOS!
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