quinta-feira, 21 de maio de 2009

Entrevista em vista?


O Economista e Administrador João Carlos Cruz faz análise gratuita de currículos enviados para o seu sitio eletrônico denominado “NOVOS PLANOS – Site de Apoio ao Sucesso na Carreira” e publicou diversos artigos orientando sobre vários pontos que podem levar o candidato a obter o sucesso em uma entrevista de emprego.

Chamou-me a atenção especialmente o artigo publicado em 06.10.2008 com o titulo “Os Sete Pecados Mortais na Entrevista” , os quais apresento abaixo para alertar e orientar aqueles que vão se submeter a uma entrevista pleiteando vaga em quaisquer empresas:

Pecado 1: Faltar sem justificativa.
Pecado 2: Não chegar no horário.
Pecado 3: Não saber o que está no currículo.
Pecado 4: Levar acompanhante (adulto ou criança).
Pecado 5: Falar mal do antigo trabalho.
Pecado 6: Atender o telefone celular.
Pecado 7: Vestimenta inadequada.

É desejo de todos obter sucesso em uma entrevista e sair vitorioso, então, vamos falar um pouco sobre os pecados acima citados para evitar equívocos que podem prejudicar qualquer candidato, mesmo que seja “o candidato”.

Pecado1: Se você enviou o seu currículo, é porque estava interessado na vaga e em tempos de crise não devemos dispensar nenhuma oportunidade. Ademais, se o seu currículo foi selecionado significa que você já venceu uma etapa “difícil”, diga-se de passagem. Agora, se você conseguiu outro “trampo”, é bom que entre em contato com a empresa e agradeça pela oportunidade e informe o motivo de sua desistência. A empresa vai ficar satisfeita em saber que se interessa e em outra oportunidade isto poderá contar pontos extras para você.

Pecado2: Pontualidade é algo que todos admiram, e demonstra comprometimento com o trabalho sendo considerado inclusive deselegante deixar as pessoas esperando. Apenas as noivas atrasam e “acham” que é bonito, outras dizem que é chique, que nada, é péssimo e as pessoas têm mais o que fazer na vida cotidiana cheia de corre-corre do que ficar esperando...

Pecado3: É muito importante você saber o que colocou no seu currículo para atender as necessidades da empresa, dizer que faz tudo não é um bom indicador capacitação. Se não sabes o que colocou no seu currículo, podem pensar que não foi você que redigiu, e que talvez nem saiba fazê-lo. Por via das dúvidas leia o seu currículo várias vezes, mesmo que você o tenha elaborado, porque assim você saberá exatamente o que dizer quando lhe perguntarem, e não ficará com cara de bocó quando o entrevistador lhe perguntar algo que está no seu currículo e você nem se lembrar.

Pecado4: É brincadeira, levar acompanhante para uma entrevista é o cúmulo da estupidez. Se for uma criança, e você disser que não tem com quem deixar, já vai ser um ponto negativo para a sua entrevista, já que não vão querer você com uma criança dentro da empresa. Se for um adulto, pior ainda, você não responde pelas próprias palavras e precisa de interprete, então, como vai se comunicar com os colegas de trabalho? Levar irmão ou irmã, namorado ou namorada,mãe, pai, quê isso? É tchau e benção para a sua vaga, já dançou neném...

Pecado5: Quem fala mal de mim com você, pode ter certeza, vai falar mal de você comigo e com os outros. É extremamente degradante chegar a uma entrevista e falar que o antigo patrão é um explorador, que o trabalho fornecido por ele é uma m..., e que os antigos colegas de trabalho são um bando de puxa-sacos. Nunca, jamais fale mal de ninguém. Procure e encontrarás motivos de elogios para todo ser vivente, aí sim, diga o que quiser desde que não fale mal.

Pecado6: A tecnologia colocou a disposição esse “tal” de celular que ajuda em muitos casos, mas, no caso de entrevista meu amigo, eles são um transtorno. Eu não recomendo nem desligá-los, mas, esquecer que eles existem e deixar em casa e de preferência desligados. A TV divulgou recentemente a irritação provocada pelo aparelho durante uma coletiva com a imprensa, quando o entrevistado irritou-se com os celulares que não paravam de tocar, solicitou ao repórter que lhe entregasse o aparelho e atirou-o porta a fora a fim de restabelecer a ordem.

Pecado7: A primeira impressão é que marca, portanto, vista-se de acordo com a vaga pleiteada. Vaga gerencial: use traje social. Vagas intermediárias: use traje esporte fino. ”Mas, não vá pleitear uma vaga em uma loja de roupas esportivas vestindo terno e gravata”, alerta o Economista e Administrador João Carlos Cruz. Agora, saias curtíssimas, tomara que caia, decotes ousados, camisetas cavadas e insinuações assediantes só trarão constrangimento para ambas as partes e não lhe ajudará em absolutamente nada, pois, as empresas procuram profissionais qualificados para executar as funções do cargo. A menos que o cargo seja de dançarina de boate ou personagem de filme privê, vista-se com recato e sobriedade, mas é claro, sem exageros.

Já vi um caso esdrúxulo de uma senhora até de boa aparência que compareceu para uma entrevista pleiteando uma vaga gerencial, e até que não estava mal vestida, e dizia que o sonho dela era trabalhar na empresa, entretanto, levou o esposo a tiracolo como um guarda-costas, fez chantagem emocional, chorava como um bebê, e dizia que o tio dela era prefeito de uma das cidades onde a empresa atuava.

Resultado: NÃO PASSOU NA ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA.

(a)Adm.Jésus Fernandes Leão

Nenhum comentário:

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com