Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Entrevista em vista?


O Economista e Administrador João Carlos Cruz faz análise gratuita de currículos enviados para o seu sitio eletrônico denominado “NOVOS PLANOS – Site de Apoio ao Sucesso na Carreira” e publicou diversos artigos orientando sobre vários pontos que podem levar o candidato a obter o sucesso em uma entrevista de emprego.

Chamou-me a atenção especialmente o artigo publicado em 06.10.2008 com o titulo “Os Sete Pecados Mortais na Entrevista” , os quais apresento abaixo para alertar e orientar aqueles que vão se submeter a uma entrevista pleiteando vaga em quaisquer empresas:

Pecado 1: Faltar sem justificativa.
Pecado 2: Não chegar no horário.
Pecado 3: Não saber o que está no currículo.
Pecado 4: Levar acompanhante (adulto ou criança).
Pecado 5: Falar mal do antigo trabalho.
Pecado 6: Atender o telefone celular.
Pecado 7: Vestimenta inadequada.

É desejo de todos obter sucesso em uma entrevista e sair vitorioso, então, vamos falar um pouco sobre os pecados acima citados para evitar equívocos que podem prejudicar qualquer candidato, mesmo que seja “o candidato”.

Pecado1: Se você enviou o seu currículo, é porque estava interessado na vaga e em tempos de crise não devemos dispensar nenhuma oportunidade. Ademais, se o seu currículo foi selecionado significa que você já venceu uma etapa “difícil”, diga-se de passagem. Agora, se você conseguiu outro “trampo”, é bom que entre em contato com a empresa e agradeça pela oportunidade e informe o motivo de sua desistência. A empresa vai ficar satisfeita em saber que se interessa e em outra oportunidade isto poderá contar pontos extras para você.

Pecado2: Pontualidade é algo que todos admiram, e demonstra comprometimento com o trabalho sendo considerado inclusive deselegante deixar as pessoas esperando. Apenas as noivas atrasam e “acham” que é bonito, outras dizem que é chique, que nada, é péssimo e as pessoas têm mais o que fazer na vida cotidiana cheia de corre-corre do que ficar esperando...

Pecado3: É muito importante você saber o que colocou no seu currículo para atender as necessidades da empresa, dizer que faz tudo não é um bom indicador capacitação. Se não sabes o que colocou no seu currículo, podem pensar que não foi você que redigiu, e que talvez nem saiba fazê-lo. Por via das dúvidas leia o seu currículo várias vezes, mesmo que você o tenha elaborado, porque assim você saberá exatamente o que dizer quando lhe perguntarem, e não ficará com cara de bocó quando o entrevistador lhe perguntar algo que está no seu currículo e você nem se lembrar.

Pecado4: É brincadeira, levar acompanhante para uma entrevista é o cúmulo da estupidez. Se for uma criança, e você disser que não tem com quem deixar, já vai ser um ponto negativo para a sua entrevista, já que não vão querer você com uma criança dentro da empresa. Se for um adulto, pior ainda, você não responde pelas próprias palavras e precisa de interprete, então, como vai se comunicar com os colegas de trabalho? Levar irmão ou irmã, namorado ou namorada,mãe, pai, quê isso? É tchau e benção para a sua vaga, já dançou neném...

Pecado5: Quem fala mal de mim com você, pode ter certeza, vai falar mal de você comigo e com os outros. É extremamente degradante chegar a uma entrevista e falar que o antigo patrão é um explorador, que o trabalho fornecido por ele é uma m..., e que os antigos colegas de trabalho são um bando de puxa-sacos. Nunca, jamais fale mal de ninguém. Procure e encontrarás motivos de elogios para todo ser vivente, aí sim, diga o que quiser desde que não fale mal.

Pecado6: A tecnologia colocou a disposição esse “tal” de celular que ajuda em muitos casos, mas, no caso de entrevista meu amigo, eles são um transtorno. Eu não recomendo nem desligá-los, mas, esquecer que eles existem e deixar em casa e de preferência desligados. A TV divulgou recentemente a irritação provocada pelo aparelho durante uma coletiva com a imprensa, quando o entrevistado irritou-se com os celulares que não paravam de tocar, solicitou ao repórter que lhe entregasse o aparelho e atirou-o porta a fora a fim de restabelecer a ordem.

Pecado7: A primeira impressão é que marca, portanto, vista-se de acordo com a vaga pleiteada. Vaga gerencial: use traje social. Vagas intermediárias: use traje esporte fino. ”Mas, não vá pleitear uma vaga em uma loja de roupas esportivas vestindo terno e gravata”, alerta o Economista e Administrador João Carlos Cruz. Agora, saias curtíssimas, tomara que caia, decotes ousados, camisetas cavadas e insinuações assediantes só trarão constrangimento para ambas as partes e não lhe ajudará em absolutamente nada, pois, as empresas procuram profissionais qualificados para executar as funções do cargo. A menos que o cargo seja de dançarina de boate ou personagem de filme privê, vista-se com recato e sobriedade, mas é claro, sem exageros.

Já vi um caso esdrúxulo de uma senhora até de boa aparência que compareceu para uma entrevista pleiteando uma vaga gerencial, e até que não estava mal vestida, e dizia que o sonho dela era trabalhar na empresa, entretanto, levou o esposo a tiracolo como um guarda-costas, fez chantagem emocional, chorava como um bebê, e dizia que o tio dela era prefeito de uma das cidades onde a empresa atuava.

Resultado: NÃO PASSOU NA ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA.

(a)Adm.Jésus Fernandes Leão

Nenhum comentário :

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”