Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

domingo, 2 de maio de 2010

FERRAMENTAS GERENCIAIS

AUDITORIA E PLANEJAMENTO


Auditar é monitorar os processos através de gestão que vai desde o suprimento do material até a venda do produto ao consumidor final, com a finalidade de manter desenvolvimento constante de acordo com os objetivos da empresa e as mudanças do mercado.

A Auditoria é uma função que é executada no “C” do Ciclo de Metodologia dos Processos conhecido como Ciclo do “PDCA”, onde são feitas comparações, monitoramento e medidas as metas do planejamento inicial.

A maioria das vezes a auditoria é solicitada para elucidar as falhas do processo, quando já foram detectados os resultados finais e os prejuízos causados por uma deterioração de todo o lote de uma produção, ou a fraude cometida por empregado inescrupuloso.

O Planejamento Estratégico somente irá funcionar se houver um gabinete de gestão instalado na organização, e, segundo Armand Feigenbaum, para o alcance da qualidade total todo o processo deve ser monitorado e não apenas a saída final.

Assim, para o desenvolvimento de monitoramento e análise dos processos foram criadas e disponibilizadas várias ferramentas de gestão, entre elas:


1) Análise Swot: nesta ferramenta são detectados 4 fatores essenciais no desenvolvimento da organização através da análise do ambiente interno e externo da organização, muito conhecida como Matriz “FOFA” onde são detectados os pontos fortes e pontos fracos dos ambiente internos, e as oportunidades e ameaças apresentadas pela ambiente externo.




2) Brainstorming: É a mais conhecida das técnicas de geração de idéias, desenvolvida por Osborn em 1930 traduzida para o bom português como “tempestade cerebral”, que o bom mineiro chamou de “toró de parpites”.
Para que essa ferramenta seja aproveitada ao máximo, existem quatro regras básicas:

·    Eliminar qualquer crítica que possa inibir ou bloquear os participantes

·    Apresentar as idéias como surgem na cabeça sem rodeios e sem maquiagem ou considerações. Dizer exatamente o que pensa sem nenhum receio, pois, as idéias mais loucas podem esconder o filão de ouro.

·    O que importa nesta ferramenta, a princípio, é a quantidade e não a qualidade.

·    Numa segunda etapa as idéias surgidas serão selecionadas e aperfeiçoadas a fim de que aquelas consideradas boas sejam então aproveitadas.




 3) Matriz de Preferência: Esta matriz permite ordenar as idéias de acordo com o grau de preferência, priorizando umas e minimizando outras.

1- Casa com jardim e quintal
2- Casa próxima à escola das crianças
3- Casa próxima ao trabalho dos pais

4- Casa em local de boa vizinhança


 4) Diagrama de Causa e Efeito:  Diagrama de Causa e Efeito: essa ferramenta muito conhecida como “Diagrama de espinha de peixe”, aplicado pela primeira vez, no Japão em 1953, pelo Professor da Universidade de Tóquio, K.Ishikawa.

O diagrama mostra que diversos fatores podem estar contribuindo para os possíveis problemas ou efeitos, uns com maior e outros com menor intensidade.


5) Lista de Verificação:      Lista de Verificação: utilizada para medir a freqüência observada para determinado problema detectado, através da construção de um check list

1-      Evento a ser analisado

2-      Período da observação e coleta dos dados

3-      Formulário claro e de fácil preenchimento

4-      Coleta dos dados verdadeiros


Existem outras ferramentas tão boas quanto essas todas que descrevo neste blog , entretanto, uma ferramenta pode "cair de moda", tornando imprescindível que o gestor use sua capacitação e criatividade gerencial a fim de escolher aquela ferramenta que melhor se apresenta para a empresa que está gerindo, evitando "modismos" e assim obter o máximo dos envolvidos no processo.

O que desejo que todos os gestores venham compreender é que há uma grande necessidade de mensurarmos os procediementos, qualquer que ele seja a fim de conseguir a eficiência e eficácia do procedimento de gestão.


“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” (DEMING)


Um grande abraço a todos.


Adm.Jesus F.Leão

Visualizações desta Matéria:


Contador free

Nenhum comentário :

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

?


AVISO ”A partir do ano 2017 todos os comentários somente serão respondidos se for indicado endereço de "email válido" para resposta, em virtude do grande número de solicitação de informações já postadas nos artigos!...”