NÃO, NÃO, E, NÃO!
Não é que eu seja ruim, miserável, mão de porco, e outros tantos adjetivos que ouvimos durante toda nossa vida terrestre, mas, dizer não é sempre necessário e nos tira de muitos equívocos desta vida.
O filho se acidentou com o carro porque o pai não disse “não” a pergunta básica da família: “Pai me empresta o carro?”.
A filha chegou em casa chorando porque foi violentada na rua porque a mãe não disse “não” a pergunta chorosa da filha: “Mãe, posso ir à balada com minhas amigas? Volto cedo! Ah, mãe, deixa? Por favor!” (tem que ter um coração de aço, pra dizer “não”. Concorda?)
O seu cãozinho de estimação foi atropelado e morreu, porque quando sua esposa (cansada de recolher as fezes do animal espalhada pelo quintal) disse que ia solta-lo à rua para passear um pouco (sozinho) você não disse “NÃO” (ficou com dozinha do cão)
O mendigo a quem você deu dinheiro (você é generoso), comprou droga e entrou em crise, atravessou a avenida mais movimentada da cidade na hora de rush, foi atropelado e morreu porque você não disse “não” quando ele disse: “Irmão, me dá uns troco pra comprar um almoço? Porque você (generoso que é) não foi a um restaurante e pagou o almoço dele, ao invés de lhe dar dinheiro?
Nós negócios devemos estar sempre preparados e saber dizer “não” de forma sutil ao negócio que não se realiza.
Sem levar para o lado pessoal, dizer “não” ao negócio proposto pelo cliente que não tem renda ou patrimônio compatível com o negócio. O “não” é para a proposta, não é para o cliente.
Temos várias formas de negociar com nossos clientes. A resposta para a proposta apresentada é “não”, mas isso não significa de forma alguma “não” para o cliente. Vamos negociar nova proposta?
Negocialmente falando, dizer “não” pode significar “adeus” para o cliente.
Mas, vá preparado para dizer o “não”.
Você tem algo que pode interessar ao seu cliente, que não seja a proposta apresentada?
Não se envergonhe de dizer “não” ao seu cliente, ou terá que se envergonhar mais tarde de enviar o nome dele para o Serasa, SPC, MP, etc.
Dizer “sim” é para os fracos.
Dizer “não” é para os fortes.
Nós estudamos, aprendemos, pesquisamos e nos preparamos para dizer "não", pois dizer "sim" é fácil. Dizer "não", sem ferir o ego, sem perder o amigo, é para poucos! Temos várias maneiras de dizer "não", escolha uma e espalhe o "não" por aí, e seja muito feliz"
"- Me empresta R$2.000,00 até segunda?"
Visualizações:
2 comentários:
bom dia,adoro esse blog,sempre que dá estou passando aqui para pegar algumas dicas,ve os artigos,pow continue postando mais,fico o dia inteiro vendo blog hehehehe,alguem sabe me falar se esse aqui é bom www.softwarecelularespiao.com.br ???amigo meu aqui "virtual" que me passou...abraços e assim que der eu volto a passar aqui
Anderson,
Obrigado por visitar e elogiar este blog. Eu escrevo minhas postagens com objetivo de ajudar no que for possível aos internautas visitantes, e algumas postagens de cunho profissional voltadas para administração, e outras até na tentativa de alegrar o visitante.
Fico muito agradecido por sua visita. Volte sempre! Um forte abraço do editor Adm. Jésus F. Leão
Postar um comentário