segunda-feira, 28 de junho de 2010

STOMACHION

MATEMÁTICA, CADA UM NO SEU QUADRADO!...


Fui solicitado pela leitora BRUNA-MG, a incluir em minhas matérias o tema "STOMATION", entretanto é um assunto bem parecido com o TANGRAN, onde temos um quadrado subdividido em 14 peças irregulares que após bem embaralhadas,devem ser unidas para formar um quadrado combinando todas as peças.

O STOMATION, como o TANGRAN, é um quebra-cabeça.  E como quebra!

Sua invenção é creditada ao matemático e físico grego, ARQUIMEDES, nascido em Siracusa, por volta do ano 287 A.C. e dedicou-se a matemática, mecânica e hidrostática, e desde jovem se entregou aos estudos científicos da matemática.

As peças podem ser arranjadas de milhares de formas diferentes, com combinações das mais variadas, conforme o raciocínio de cada jogador.

Com essas combinações podemos formar outras figuras das mais variadas formas.

Se voces se interessarem pelo STOMACHION, façam uma visita ao blog do professor de matemática, Paulo Madeirodo estado de Alagoas.

Atualmente, é realizada em todo o Brasil a OBMEP - Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas com participação de milhões de estudantes inscritos, onde há premiação dos melhores classificados com medalhas (ouro-prata-bronze),além de prêmios em dinheiro, certificados de moção por mérito estudantil, dentre outros, com a finalidade de lapidação e descoberta de novos cientistas brilhantes no estudo científico da matemática.

Visitem o site da OBMEP e descubram muito mais.

Um abraço amigo aos meus leitores,

(a) Perito Adm. Jésus F. Leão 

Visualizações desta Matéria:

Contador gratuito




Nenhum comentário:

Este blog contém posts e comentários.

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.

Contador de visitas

testando funcionalidade http://whos.amung.us/showcase/

estatistica em teste: whos.amung.us

Visit http://www.ipligence.com